Trabalho em Rede

As políticas de livro e leitura envolvem um conjunto de atores relacionados à regulação, fomento, produção, distribuição, mediação e consumo de livros, entre outros. O projeto tem promovido ações voltadas à articulação e mobilização destes atores, visando fortalecer a questão da acessibilidade na agenda da cadeia do livro e da leitura no Brasil.

 

[Início da descrição da imagem] Fotografia retangular que retrata um estande do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas num seminário de bibliotecas realizado na cidade de São Paulo. Na imagem, há uma mesa em frente a uma parede vidro. Entre a mesa e o vidro existem três banners: um do projeto Mais Bibliotecas, outro do SNBP e outro do Acessibilidade. Cinco pessoas estão à frente da mesa. Atrás da mesma estão três pessoas ligadas aos projetos. [Final da descrição da imagem]

 

 

 

Ações realizadas

 

 1.  Ações realizadas diretamente pelo projeto

 

– Reuniões de apresentação do projeto, juntamente com representantes do SNBP/MinC, nas dez cidades onde se localizam as bibliotecas selecionadas. De julho a agosto de 2014.

 

– Realização do diagnóstico nas bibliotecas participantes. De julho a agosto de 2014.

 

– Realização da Pesquisa Nacional Acessibilidade em Bibliotecas Públicas (levantamento online de dados de acessibilidade em bibliotecas). De setembro de 2014 a janeiro de 2015.

 

Foto: Biblioteca Pública em Amsterdã, na Holanda (Divulgação: Mace Ojala/Flickr.com) [Início da descrição da imagem] Rapaz trabalha em seu computador no mezanino de uma biblioteca pública. Ele está à direita da imagem. À sua frente, à esquerda da foto, tem-se uma visão panorâmica da biblioteca no andar de baixo, com estantes e outros computadores. [Fim da descrição da imagem]

 

– Realização de visitas técnicas de profissionais das bibliotecas do projeto e de seus respectivos sistemas estaduais a centros de referência em acessibilidade de São Paulo e Campinas. 30 de setembro e 1º de outubro de 2014.

 

Acessibilidade em Bibliotecas Públicas: Visitas Técnicas a São Paulo e Campinas [ Início da descrição da imagem ] A foto mostra, à direita, um aparelho de Tecnologia Assistiva que vira páginas. Em primeiro plano, um homem olha para o aparelho, assim como um homem e uma mulher que se encontram ao fundo. [ Fim da descrição da imagem ]

 

– Apresentação do diagnóstico do projeto na sede da Mais Diferenças, em São Paulo. 1º de outubro de 2014.

 

– Consulta às bibliotecas participantes para o processo de escolha dos livros em domínio público a serem acessibilizados pelo projeto.  Março de 2015.

 

– Início do Curso Básico Instrumental de LIBRAS nas bibliotecas. 20 de julho de 2015.

 

[Início da descrição da imagem] Imagem de um dos cursos da etapa de formação do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. A fotografia retangular horizontal mostra, à direita, o professor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Ele é um rapaz moreno e com barba. Ao centro e à esquerda estão três alunas, que acompanham a aula. Ao fundo, computadores estão instalados sobre mesas de madeira. [Fim da descrição das imagem]

 

 

– Início da segunda etapa de formações da equipe com a realização dos Cursos “Princípios das Políticas e Programas de Livro e Leitura Acessíveis e Inclusivas” e “Políticas Públicas de Livro e Leitura para Todos: Gestão, Implementação e Boas Práticas”. 16 de setembro de 2015

 

– Início das Ações Inclusivas (Sessões de Cinema Inclusivas e Mediação de Leitura com Recursos de Acessibilidade). 23 de setembro de 2015.

 

 

2.  Participação de representantes do projeto em seminários, congressos e fóruns

 

– 8º SENABRAILLE – Seminário Nacional de Bibliotecas Braille-Cultura, Educação e Inclusão (SENABRAILLE): mesa de apresentação do projeto. De 28 a 30 de abril de 2014.

 

– Teia Nacional da Diversidade, II Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (ENAC) e IV Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais (SENAAC). De 19 a 24 de maio de 2014.

 

– 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva), em São Paulo (SP). 17, 18 e 19 de novembro de 2014.

 

– Participação do projeto em Oficina do Plano Municipal de Livro e Leitura, que fez parte da programação da 4ª Bienal do Livro de Minas Gerais, em Belo Horizonte. 18 de novembro de 2014.

 

– Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), em São Paulo, no estande da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 9 a 12 de abril de 2015.

 

– III Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (ENAC), no Rio de Janeiro. 12 e 13 de maio de 2015.

 

– I Seminário de Audiovisual e Acessibilidade, no Rio de Janeiro. 15 de maio de 2015.

 

– 26º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, em São Paulo. Participação nas mesas “Construindo Espaços Acessíveis” e no Evento Paralelo IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas e apresentação de Trabalho Oral. De 21 a 24 de julho de 2015.

 

– Seminário Nacional de Informação e Acessibilidade em Bibliotecas, em Porto Alegre. Palestra “Informação e Acessibilidade nas Bibliotecas Públicas Brasileiras”, promovido pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e Instituto Federal do Rio Grande do Sul. 30 de setembro de 2015.

 

– Encontro com a presidente da Associação de Bibliotecários Escolares dos EUA (AASL), Leslie Preddy, em São Paulo. 16 de outubro de 2015.

 

– Participação na Mesa sobre Acessibilidade em Bibliotecas Públicas no I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia, em Salvador. 21 de outubro de 2015.

 

 

1.3   Reuniões de articulação e mobilização

 

– Reunião em Brasília de representantes da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e da Mais Diferenças com a coordenação de acessibilidade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). 10 de outubro de 2014.

 

– Reunião com representantes da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), do Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) com coordenadores dos projetos Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, Mais Bibliotecas Públicas, Bibliotecas em Rede e Tô na Rede. 19 de novembro de 2014.

 

– Reunião no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC), no Rio de Janeiro, com a participação do SNBP/MinC.  4 de março de 2015.

 

– Reunião no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, com participação do SNBP/MinC. 4 de março de 2015.

 

– Reunião na Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, com representantes do MinC e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 14 de julho de 2015.

 

– Reunião na DLLLB/MinC com a Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI) do MinC. 14 de julho de 2015.

 

– Reunião na Secretaria do Audiovisual (SAV), do MinC, com o Secretário Pola Ribeiro e equipe. 15 de julho de 2015.

 

– Reunião com o responsável pelo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e representantes da DLLLB/MinC. 15 de julho de 2015.

 

– Participação em reunião do GT Inclusão e Acessibilidade da Procuradoria-Geral da República (PGR) juntamente com SNBP/MinC. Novembro de 2015.

 

– Participação em sessão de audiência pública sobre Acessibilidade Comunicacional, na Câmara dos Deputados.  Novembro de 2015.