Sobre o projeto

O Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas é uma iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC).

A execução está sob a responsabilidade da Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua há quase uma década com educação e cultura inclusivas. O projeto se dá ainda em parceria com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

O Projeto visa ampliar e qualificar a acessibilidade em dez bibliotecas públicas selecionadas pelo SNBP. Desta forma, busca-se contribuir com a democratização do acesso às bibliotecas públicas e com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência ao conhecimento e informação por meio de ações que favoreçam a equiparação de oportunidades.

O projeto também tem como objetivo contribuir para o debate e a formulação de políticas públicas de inclusão nestes equipamentos culturais, em conformidade com o marco político e legal dos direitos das pessoas com deficiência no país e em consonância com os acordos internacionais da área.

Procura também auxiliar o fortalecimento das políticas, programas e projetos no campo do livro e leitura numa perspectiva acessível e inclusiva.