Identidade Visual

[Início da descrição da imagem] Logotipo quadrado com fundo azul claro. Dentro há linhas brancas que formam outro quadrado, mas sem fechá-lo por completo. Rodeado pelo quadro quadrado estão as letras ‘b’ elevado a ‘a’. [fim da descrição da imagem]

 

Para facilitar o trabalho de comunicação e identificação das bibliotecas, MD e SNBP desenvolveram uma identidade visual própria para o projeto. Esta é retratada pelo logo ‘b’ elevado a ‘a’.

 

O logo tem o objetivo de retratar a biblioteca como um lugar aberto, de trocas de ideias e repositório de informações. Os recursos de acessibilidade implementados potencializam a biblioteca em sua função de integrar e disponibilizar conhecimento aos cidadãos. O quadrado, uma vez aberto, representa o que uma biblioteca deve ser: um local de encontro, de passagem e de múltiplos formatos, moldados de várias formas e flexíveis.

 

O entendimento de que a acessibilidade pode melhorar sobremaneira o trabalho das bibliotecas – reforçando seu papel de disseminadora cultural, de sociabilização e formação educacional – levou ao desenvolvimento do logo Ba e suas variações.

 

O “a” de acessibilidade assume o papel de potência do “B” de biblioteca, traçando um paralelo com a conhecida operação matemática. As letras estão inseridas em um quadrado aberto que sugere a importância da biblioteca como espaço de circulação e encontro entre todas as pessoas.

 

 [Início da descrição da imagem] Composição formado por três variações do logotipo do projeto. Todos são quadrados, com fundo branco e grossas linhas azuis. Todos ainda possuem aberturas em uma das extremidades, em posições que variam. No primeiro quadrado, de cima para baixo, está escrito: ‘b’ elevado a ‘a’ acessibilidade em bibliotecas públicas. O segundo traz apenas os dizeres: acessibilidade em bibliotecas públicas. O terceiro vem só com o logo ‘b’ elevado a ‘a’. [Final da descrição da imagem]