Acessibilidade

Segundo o Decreto 5.296/04, acessibilidade refere-se às condições “…para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

 

Todos os aspectos abordados nessa definição devem ser considerados para garantir acessibilidade nas bibliotecas. Um primeiro aspecto diz respeito ao acesso físico e à circulação das pessoas nesse equipamento. O imóvel precisa contar com rampas, corrimãos, banheiros acessíveis, elevadores, etc. O mobiliário, desde o balcão de atendimento, passando pelas estantes, bancos, murais, cadeiras e mesas, precisa considerar as diferentes características dos usuários. A biblioteca precisa contar também com recursos de comunicação e informação acessíveis, tais como sinalização, comunicação visual, totens informativos e dispositivos de segurança.  Além destas questões estruturais, o atendimento e a programação devem ser acessíveis e inclusivos. Finalmente, nenhuma biblioteca será de fato inclusiva se não disponibilizar um acervo de livros de qualidade, em diferentes gêneros e em formatos acessíveis (braille, audiolivros, livros bilíngues digitais Português/Libras, livro de leitura fácil, etc.).

 

Uma biblioteca para todos precisa levar em conta as diferentes características das pessoas, com e sem deficiência, suas necessidades e particularidades. Para isso, é importante que suas equipes experimentem, criem, produzam e compartilhem práticas e saberes em uma perspectiva inclusiva, onde o livro, a leitura e a literatura sejam o assunto central.

 

Nesta seção, você encontrará conceitos importantes para a construção de bibliotecas acessíveis e inclusivas!

 

Foto ilustrativa de uma moderna biblioteca pública (Crédito: Mou Mukherjee) [Início da descrição da imagem] Fotografia horizontal retangular de uma biblioteca pública europeia. Na parte inferior da imagem estão perfiladas estantes metálicas repletas de livros. Entre elas há três poltronas vermelhas sobre um tapete verde mesclado. Dois terços da imagem, do meio para cima, é preenchida pelas estruturas metálicas do próprio edifício que abriga a biblioteca. Elas formam um prédio com ar bem moderno e sofisticado. [Final da descrição da imagem]