Conteúdos

O  Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas está estruturado em etapas. Conforme avança em sua execução, toda experiência e aprendizagem advindas das ações passam por catalogação, sistematização, análise e disseminação, principalmente por meio deste Portal.

Desde sua concepção, a ideia é que o projeto possua uma natureza aberta, a saber, que esteja sujeito a receber contribuições das bibliotecas selecionadas, das que não estão participando diretamente, dos sistemas estaduais, do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), das representações do Ministério da Cultura, de agentes locais, entre outros.

Da mesma forma, as aprendizagens não ficam restritas aos que diretamente atuam no projeto. Ao contrário devem ir adiante, influenciando as políticas públicas do segmento.

Por fim, esse rico ambiente de troca de informações proporcionado pelo projeto – e que se espelha neste portal acessível – deve ser servir para fomentar o trabalho em rede de todos os atores.

Nesta seção, você encontra informações, dados e conclusões que foram obtidos ao longo das etapas do projeto:  diagnóstico; comunicação e produção de conteúdo acessível; qualificação do acervo; acesso à Tecnologia Assistiva; capacitação; fomento ao trabalho em rede; mobilização e sistematização.

 

Biblioteca Pública de New South Wales, em Sydney, na Australia (Crédito: Jeremy Keith) [Início da descrição da imagem] Imagem retangular vertical. Tirada do teto de um edifício com pé direito bem alto, a fotografia enquadra três mesas compridas de uma biblioteca. Há ainda uma bancada com alguns exemplares de jornal entre essas mesas. Uma delas traz dez pessoas sentadas. Na outra é possível contar mais sete. Todos trabalham com laptops a sua frente, o que permite antever que deve se tratar da área de acesso à internet da biblioteca. [Final da descrição da imagem]