Projeto lança manual orientador de bibliotecas acessíveis em Brasília

O projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas dá mais um passo importante no dia 15 de março, Dia do Bibliotecário. Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, haverá o lançamento do livro “Fortalecimento de Bibliotecas acessíveis e inclusivas: manual orientador” em um evento totalmente voltado à acessibilidade em bibliotecas.

A cerimônia terá mais de três horas de programação voltada às bibliotecas. A mesa de abertura tem início às 14 horas e é segunda por uma palestra sobre acessibilidade em bibliotecas e pela outorga da Medalha Rubens Borba de Moraes. Às 16h30 há o lançamento do livro, no qual Wagner Santana representa a Mais Diferenças. Ele é coordenador técnico do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

O manual orientador, como o nome sugere, é uma espécie de guia que norteia a adoção da acessibilidade e inclusão por parte de uma biblioteca. No livro estão presentes todas as etapas pelo qual passou o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. Estão ali detalhadas todas as decisões, desde o planejamento até a execução de ações que tornaram acessíveis dez bibliotecas públicas espalhadas pelo Brasil. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

O projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas é uma iniciativa do Ministério da Cultura, que lançou a ação em 2014 por meio do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. O objetivo é democratizar o acesso ao livro e à leitura, visto que ainda é um grande desafio para fazer das bibliotecas espaços para todos. O manual orientador explica passo a passo, em mais de cem páginas, como acontece a transformação destes locais em ambientes acolhedores e inclusivos para pessoas com deficiência.

Serviço:
Lançamento do livro “Fortalecimento de Bibliotecas acessíveis e inclusivas: manual orientador”

Quando: Às 14 horas do dia 15 de março de 2017.

Onde: Auditório Ipê Amarelo do Ministério da Cultura, Esplanada dos Ministérios – Bloco B – Térreo, em Brasília-DF.