Biblioteca Benedito Leite recebe secretários estaduais e distribui kits de “O Pequeno Príncipe”

DSC_0615

A Biblioteca Benedito Leite distribuiu na última semana vários livros acessíveis de “O Pequeno Príncipe”, que foram produzidos pelo projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. A cerimônia em São Luís-MA contou com a presença de secretários estaduais e representantes de entidades que trabalham em prol da pessoa com deficiência.

“A Benedito Leite já é referência em acessibilidade, e a nossa intenção é expandir essas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência, democratizando o acesso aos serviços. Hoje estamos dando um importante passo nessa direção”, destacou Diego Galdino, secretário de Estado da Cultura e Turismo.

A Benedito Leite recebeu 15 caixas customizadas contendo um DVD com audiovisual acessível (audiolivro, descrição das imagens, legendas, tradução e interpretação em Libras e Daisy). A edição ainda conta com o formato Leitura Fácil, uma adaptação da obra para que esta seja lida e compreendida independentemente das capacidades linguísticas ou cognitivas do leitor.

A biblioteca de São Luís é uma das dez atendidas pelo projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. Ao todo, foram produzidos 1 mil kits de “O Pequeno Príncipe”. Além da nova edição da clássica obra de Antoine de Saint-Exupéry, as bibliotecas receberam dezenas de outros livros, brinquedos e equipamentos tecnológicos com recursos de acessibilidade. Também foi organizado um treinamento de pessoal para o melhor atendimento à pessoa com deficiência na biblioteca.

O projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas é uma iniciativa do Ministério da Cultura que é executada pela OSCIP Mais Diferenças.