Biblioteca Luiz de Bessa recebe exposição que discute acessibilidade e inclusão

16587242_1355351221194156_5928380907464216105_o

Começa nesta terça-feira (07) a exposição fotográfica “Acessibilidade – Além dos Espaços Físicos” na galeria de arte da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte-MG. O espaço traz à tona questões como os direitos, a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência, sendo uma iniciativa da Embaixada da Suécia no Brasil.

No ano passado as fotografias já estiveram expostas no Rio de Janeiro, na Biblioteca Parque Estadual e na Câmara dos Deputados. Agora a exposição chega a Belo Horizonte para discutir acessibilidade e inclusão. As obras ficarão na cidade até o dia 7 de março.

Curiosamente, o contato que permitiu a chegada da exposição a Minas Gerais se deu justamente por causa do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. A diretora da Luiz de Bessa, Alessandra Gino Lima, explica. “Quando estivemos no Rio para o encontro das bibliotecas do projeto, visitamos a exposição e posteriormente fizemos contato para trazê-la para BH”, conta, justificando a escolha pela mostra.

“A ideia é aproximar a biblioteca de grupos que trabalham com pessoas com deficiência, mostrando a eles que todos podem frequentar essa instituição, dando-lhes total sentimento de pertencimento. E percebemos claramente que isto é possível. Todas as nossas ações e serviços são norteados pela premissa da promoção humana e da efetiva inclusão do cidadão na sociedade”, afirma a diretora.

A Luiz de Bessa é uma das dez bibliotecas atendidas pelo Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. A instituição recebeu equipamentos, treinamento de pessoal e vários livros e brinquedos para atender melhor as pessoas com deficiência. O propósito do projeto é justamente dar autonomia para que as bibliotecas mantenham programas inclusivos por conta própria.

Serviço – Exposição “Acessibilidade: Além dos Espaços Públicos”

Galeria de arte da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Rua Praça da Liberdade, 21,
Funcionários – Belo Horizonte-MG)
De segunda a sexta-feira, 8h as 20h.
Para mais informações: (31) 3269-1204