Projeto disponibilizará em breve 25 livros com diferentes formatos e recursos de acessibilidade

Em mais uma etapa do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, 25 livros com diferentes formatos e recursos acessíveis serão disponibilizados em breve às pessoas com deficiência no site do Projeto. São obras reconhecidas da literatura brasileira e clássicos universais que agora ganham edição acessível e inclusiva. Alguns títulos já estão disponíveis, como “O Pequeno Príncipe” e “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, confira nos links ao final da página.

Convidamos a todos a conhecerem e desfrutarem deste pequeno acervo de livros acessíveis agora tornados públicos. Nesta coleção estarão clássicos da literatura, autores contemporâneos já consagrados e escritores que se destacam no cenário atual da literatura brasileira. Dez obras de domínio público em breve estarão disponíveis para todos, enquanto outras 15 serão de exclusivo acesso das pessoas com deficiência, por meio de cadastro prévio.

A produção dos 25 livros disponíveis no acervo contou com o apoio de editoras, autores e autoras, que se mostraram sensíveis ao desafio de estender a oferta de livros, em diferentes formatos acessíveis, a públicos historicamente excluídos do universo do livro, da leitura e da literatura.

A legislação brasileira prevê que todas as obras publicadas no país podem ser disponibilizadas, gratuitamente, para pessoas com deficiência em formatos acessíveis.

Ao entrar no universo dos livros acessíveis o leitor se dará conta que, na verdade, trata-se de livros para todos, que podem ser fruídos coletivamente, em ações inclusivas, ou individualmente, com uma riqueza de recursos que irá surpreender até os leitores e leitoras mais assíduos. São experiências que nos aproximam, cada vez mais, de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para a seleção das obras foi constituída uma Comissão Especial, formada por representantes da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB/MinC), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP/MinC), do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo e da OSCIP Mais Diferenças.

Clique no nome dos livros disponíveis para acessá-los:

O Pequeno Príncipe

Aventuras de Alice no País das Maravilhas